Publicidade

Temos a ideia de que todos os desertos são quentes, não é mesmo? No entanto, a característica que define essa região não é o calor, mas a ausência de umidade. Deste modo, alguns desertos são frios, e a ciência pode explicar por quê.

Portanto, enquanto alguns desertos têm muito calor durante o dia e extremamente gelados à noite, há regiões desérticas que não sabem o que é chuva há milhões de anos.

Quer entender como essas regiões funcionam do ponto de vista científico e por que alguns desertos são frios? Então, continue acompanhando este artigo!

Por que alguns desertos são frios?

Conforme mencionamos, o que define os desertos é a ausência de precipitação, e não as altas temperaturas. Deste modo, a falta de chuva e de umidade fazem com que esses espaços tenham dificuldade para reter o calor. Portanto, isso não significa que o clima seja sempre quente.

Um exemplo disso são os desertos que têm temperaturas altíssimas ao longo do dia e, quando chega a noite, o frio é extremo.

Por outro lado, há, ainda, os desertos que são exclusivamente frios. Estes, por sua vez, têm temperaturas baixas ao longo do dias e estas permanecem estáveis à noite.

Confira, a seguir, alguns exemplos de desertos que são frios ao redor do mundo:

Você sabe por que alguns desertos são frios?
Foto: Wolfgang Hasselmann/Unsplash

Gobi (norte da China e sul da Mongólia)

Esse deserto tem como característica as altas temperaturas durante o verão. No entanto, no inverno, estas podem chegar a -38° C. Isso ocorre porque esta é uma região que se localiza em um planalto entre 910 e 1520 m acima do nível do mar. Além disso, a Cordilheira do Himalaia bloqueia as nuvens que trariam umidade do Oceano Indico.

Patagônia (Argentina)

Já esse deserto é relativamente quente no verão. No entanto, nas demais estações, sua temperatura dificilmente ultrapassa os 12° C.

Ártico e Antártica

Ambos os continentes são considerados desertos polares pelo baixíssimo nível de precipitação. A Antártica, na verdade, é o continente mais seco da terra, com precipitação que não ultrapassa os 50 mm por ano.

Há, ainda, a região conhecida como Vales Secos, que não tem nenhuma forma de água, nem no estado líquido, nem no estado sólido, como neve e gelo, há milhões de anos.

Leia também: Brasil registra calor extremo em vários estados

Gostou de conhecer essa curiosidade? Continue lendo o Jornal Positivo para aprender ainda mais!