A música dos anos 80 trouxe um misto de sons. Um pouco de pós-punk, uma pitada de disco music, o new wave e algumas vertentes de heavy metal tendo visibilidade, e o rock se tornando cada vez mais pop…

A sonoridade da época vinha, entre outras coisas, do uso de instrumentos e equipamentos eletrônicos que se popularizavam, como os sintetizadores – uma espécie de teclado com recursos para produzir diferentes timbres sonoros.

Naquele tempo, também, a indústria musical tomou força e isso interferiu na forma de fazer música.

Se na década de 70 havia uma maior liberdade de criação, nos anos 80 os empresários das grandes gravadoras e produtores começavam a adotar uma “fórmula do sucesso”.

Mesmo assim, os trabalhos tinham sua autenticidade e qualidade, e a música dos anos 80 eternizou bandas e artistas muito talentosos.

Quem foram os ícones dos anos 80?

Mundialmente conhecidos, Michael Jackson, Madonna, Prince e Cindy Lauper, Bon Jovi, A-Ha, U2 e Tears For Fears consolidaram suas carreiras como ícones da música pop.

Juntamente com eles, bandas de rock como Queen e Guns N’ Roses também tiveram sucessos marcantes no período.

Assim, clássicos como “Thriller”, “Like a Virgin”, “When Doves Cry”, “Girls just want to have fun”, “Livin’ on a Prayer”, “Take on me”, “With Or Without You” e “Everybody Wants to Rule the World” ecoavam pelo mundo.

música dos anos 80
Foto: Pinterest/Reprodução

No Brasil, ao mesmo tempo, surgia a força do chamado rock nacional (ou BRock) e também do pop rock, que destacou, por exemplo, nomes como Legião Urbana, Blitz, Kid Abelha, Barão Vermelho, Os Paralamas do Sucesso e Titãs.

E, se naquela época os principais meios de reprodução de música eram o disco de vinil e a fita K7, agora existe até aplicativo para relembrar os sucessos da época.

Aplicativo para música dos anos 80

O app “Música de los 80 y 90” oferece transmissão ao vivo todos os dias, por 24 horas. São mais de 1 mil rádios de diferentes países, que podem ser ouvidas gratuitamente.

Ele está disponível para Android e é muito simples de usar: basta baixá-lo na Play Store e, assim que você abre, já aparecem as centenas de rádios disponíveis.

Outra opção para Android que segue a mesma linha, é o app “80s Radio” (também de música internacional). Há ainda o “Rádios Anos 80 do Brasil”, que foca nas músicas que fizeram sucesso na década de 80 no Brasil.

Apps de música dos anos 80 para iOS

E quem usa o sistema iOS e também gosta de música dos anos 80, é só procurar na App Store pelo aplicativo “80s Radio Music” ou pelo “80s Music Radio Stations FM AM”. Pra quem gosta especificamente de new wave, há um app exclusivo para o gênero: New Wave 80’s Music Radio.

Ambos são gratuitos, com uso bastante intuitivo e várias emissoras disponíveis.

Além disso, as plataformas de streaming como Deezer e Spotify também oferecem boas trilhas sonoras oitentistas. Tem playlists sugeridas pelas próprias plataformas ou criadas e disponibilizadas por fãs da música dos anos 80.

Então, é só escolher o app de sua preferência, dar play e dançar! Ou, dependendo da balada, curtir a nostalgia tranquilamente.

Baixe os aplicativos:

Leia também: Como tocar a sua música favorita com aplicativo

Continue conferindo as novidades do Jornal Positivo!