O camisa 10 do Brasil deixou o gramado de muletas no jogo da seleção contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A lesão de Neymar, desta vez, foi um rompimento no ligamento cruzado anterior e do menisco.
Na ocasião, o atacante não fez outra coisa senão chorar, não somente pela dor que sentiu com a contusão, mas com a possibilidade de ficar muito tempo fora de campo. Isso porque, embora esta seja uma lesão muito comum entre os jogadores de futebol, exige cirurgia e uma longa recuperação.
A frequência desse tipo de lesão entre os atletas se dá em virtude da sobrecarga de peso que esses profissionais colocam sobre os membros inferiores do corpo. Deste modo, a musculatura e as articulações se desgastam, se tornando, portanto, mais vulneráveis.
Entenda a lesão de Neymar
A lesão de Neymar ocorreu, como mencionamos anteriormente, no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo. Este é um ligamento importantíssimo para a manutenção da estabilidade do joelho.
Uma vez que a ruptura aconteceu, o atleta tem dificuldades para executar movimentos com rapidez. Além disso, a probabilidade de ocorrerem novas lesões aumenta muito.
No jogo contra o Uruguai, Neymar também sofreu uma lesão no menisco. Este consiste em uma cartilagem que fica entre os ossos da articulação do joelho e funciona como uma espécie de amortecedor, a fim de proteger os ossos de grandes impactos.
Previsão de retorno do craque aos gramados
O jogador ainda não tem previsão de retorno aos gramados. Neymar terá de fazer uma cirurgia no joelho a fim de recuperar o LCA e o menisco. De acordo com especialistas, o prazo médio de recuperação para esse tipo de lesão é de seis e oito meses, a depender da evolução.
Diante disso, é muito provável que o craque perca o restante da temporada do campeonato saudita pelo Al-Hilal, retornando ao clube somente na temporada 2024/25. Além disso, não estão descartadas as chances de Neymar ficar de fora da Copa América, que acontecerá no ano que vem, nos Estados Unidos.
Leia também: Onde assistir jogos do futebol saudita?
Quer saber mais notícias do mundo do esporte? Então, siga lendo o Jornal Positivo!