O camisa 10 do Brasil deixou o gramado de muletas no jogo da seleção contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A lesão de Neymar, desta vez, foi um rompimento no ligamento cruzado anterior e do menisco. 

Na ocasião, o atacante não fez outra coisa senão chorar, não somente pela dor que sentiu com a contusão, mas com a possibilidade de ficar muito tempo fora de campo. Isso porque, embora esta seja uma lesão muito comum entre os jogadores de futebol, exige cirurgia e uma longa recuperação. 

Publicidade

A frequência desse tipo de lesão entre os atletas se dá em virtude da sobrecarga de peso que esses profissionais colocam sobre os membros inferiores do corpo. Deste modo, a musculatura e as articulações se desgastam, se tornando, portanto, mais vulneráveis. 

Entenda a lesão de Neymar

A lesão de Neymar ocorreu, como mencionamos anteriormente, no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo. Este é um ligamento importantíssimo para a manutenção da estabilidade do joelho. 

Uma vez que a ruptura aconteceu, o atleta tem dificuldades para executar movimentos com rapidez. Além disso, a probabilidade de ocorrerem novas lesões aumenta muito. 

Lesão de Neymar pode impedi-lo de jogar futebol?
Foto: Reprodução/Twitter – @NeymarJr

No jogo contra o Uruguai, Neymar também sofreu uma lesão no menisco. Este consiste em uma cartilagem que fica entre os ossos da articulação do joelho e funciona como uma espécie de amortecedor, a fim de proteger os ossos de grandes impactos. 

Previsão de retorno do craque aos gramados

O jogador ainda não tem previsão de retorno aos gramados. Neymar terá de fazer uma cirurgia no joelho a fim de recuperar o LCA e o menisco. De acordo com especialistas, o prazo médio de recuperação para esse tipo de lesão é de seis e oito meses, a depender da evolução. 

Diante disso, é muito provável que o craque perca o restante da temporada do campeonato saudita pelo Al-Hilal, retornando ao clube somente na temporada 2024/25. Além disso, não estão descartadas as chances de Neymar ficar de fora da Copa América, que acontecerá no ano que vem, nos Estados Unidos. 

Leia também: Onde assistir jogos do futebol saudita?

Quer saber mais notícias do mundo do esporte? Então, siga lendo o Jornal Positivo!