Como baixar o excesso de açúcar no sangue é uma das perguntas mais feitas por quem está naquele estagio pré-diabete, ou mesmo, para quem já sofre com a glicose elevada.
Afinal, caso não se atente para esses cuidados, as consequências para a sua saúde podem ser graves.
Por isso, se você sofre de glicose, veja como baixar o excesso de açúcar no sangue. Confira!
Como baixar o excesso de açúcar no sangue sem sacrifícios
Fazer uso de medicamentos antidiabéticos
Em primeiro lugar, é importante dizer que apenas médicos podem prescrever remédios para tratar a diabetes.
Ou seja, caso o médico identifique que você precisa realmente, ele pode prescrever medicações, como:
- Metformina,
- Glibenclamida,
- Glimepirida,
- Gliclazida ou
- Insulina, no caso de pessoas já diagnosticadas com diabetes.
No entanto, essas medicações devem ser consumidas apenas sob orientação médica, durante o tratamento.
Se alimentar melhor
Em segundo lugar, você também pode ter alimentação saudável.
Dessa forma, você deve:
- evitar o excesso de açúcar ou carboidratos e
- investir em vegetais e alimentos integrais, principalmente no caso de pessoas com pré-diabetes;
- fazer pequenas refeições ao longo dia, com intervalo médio de 3 horas, pois assim é possível evitar picos de glicemia;
- não substituir refeições por doces ou frutas, pois pode fazer com que exista aumento rápido dos níveis de glicose no sangue;
Praticar atividade física
Por fim, você deve fazer atividade física.
No entanto, você pode praticar exercícios simples, como:
- caminhadas,
- corridas ou
- musculação,
Isso porque, o açúcar consumido pode ser utilizado como fonte de energia, evitando que grandes concentrações fiquem circulando no organismo.
Agora, se você já fez essas dicas e quer saber como tratar de forma natural, confira a lista com os 4 melhores chás para reduzir a diabetes no sangue.
Alimentos naturais que reduzem o açúcar no sangue
1. Chá de canela
Em primeiro lugar, temos a canela que ajuda o organismo a utilizar o açúcar, fazendo com que o açúcar presente no sangue diminua e ajudando a controlar a resistência à insulina e os níveis de glicose em caso de diabetes.
É possível aproveitar as propriedades da canela usando-a como substituto do açúcar no café, já que possui sabor levemente adocicado.
Como fazer: Colocar 3 paus de canela e 1 litro de água numa panela e deixar ferver por 10 a 15 minutos. A seguir, tapar a panela e esperar amornar, beber o chá várias vezes ao dia.
2. Chá de carqueja
Em seguida, você pode usar a carqueja, cujo nome científico é Baccharia trimera, que tem ação hipoglicemiante, ajudando a manter estável a glicose no sangue, já que também possui atividade depurativa e antioxidante.
Como fazer: Colocar 10 gramas de carqueja em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e tomar até 3 xícaras por dia.
3. Chá de pata-de-vaca
A pata-de-vaca é uma planta medicinal que possui uma proteína que atua de forma semelhante a insulina no corpo. Essa ação é comprovada em animais e é de amplo conhecimento popular, mas carece de comprovação científica em humanos e, por isso, é importante que o seu uso seja feito conforme a orientação do médico.
Como fazer: Adicionar 2 folhas de pata de vaca e 1 xícara de água em uma panela e deixar ferver por alguns minutos. Deixar repousar, coar e beber ainda morno 2 vezes por dia.
4. Chá de sálvia
A sálvia, cujo nome científico é Salvia officinalis, possui efeito hipoglicemiante, ajudando a diminuir o açúcar no sangue e ajudando a controlar a diabetes e, inclusive, regular o nível de açúcar no caso de pré-diabetes.
Como fazer: Colocar 2 colheres de folhas secas de sálvia em 250 ml de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Tomar até 2 vezes por dia.
Agora que você sabe como cuidar melhor da sua saúde e baixar o nível de açúcar no sangue, é só seguir essas dicas e aproveitar!
Veja também: Os 10 melhores alimentos para o ser humano comer!
Além disso, você também pode baixar aplicativos que ajudam a monitorar sua glicose pelo celular de um jeito simples no dia a dia.
Continue nos acompanhando!