Hoje em dia, sabemos que existe aplicativo para demais funcionalidades do nosso dia a dia. Porém, você já ouviu falar em bafômetro para celular? É isso, há um aplicativo que simula o aparelho que mede a quantidade de álcool no sangue e avisa em quanto tempo o motorista estará sóbrio para dirigir.

Vale ressaltar que dirigir embriagado é crime e perigoso para a vida de todos no trânsito. Além disso, a recusa da realização do teste do bafômetro é considerada infração gravíssima para o condutor. Continue a leitura e saiba mais!

Primeiramente, para contextualizar, a Lei Seca que entrou em vigor em 2008 tem a intenção de reduzir acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados. Sendo assim, a tolerância é zero para álcool no organismo do condutor. Para isso, é utilizado um aparelho chamado bafômetro, mais conhecido também como etilômetro. Ele consegue detectar a presença de álcool a partir do sopro do motorista suspeito. Ademais, pode confiar porque a margem de erro do sistema não ultrapassa 1%, segundo o INMETRO.

Caso o motorista combine bebida alcoólica e direção, estará sujeito a multa, infração gravíssima, e deverá pagar o valor de R$ 2.934,70. Além da apreensão do veículo e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Afinal, existe aplicativo de bafômetro para celular?

Vamos lá, para utilizar o bafômetro para celular é preciso baixar o aplicativo Motorista Consciente, disponível apenas na PlayStore. Em outras palavras, ele funciona como uma calculadora de álcool a partir de informações inseridas no app como sexo, peso, quantidade e tipo de bebida alcóolica ingerida e horário que começou a beber.

bafômetro para celular
Crédito: Agência Brasil

A partir disso, o app irá calcular qual horário que o motorista vai estar liberado para dirigir. Ou seja, aproximadamente o momento em que o organismo vai ter digerido o álcool, e o condutor retomado as condições normais de sobriedade

É importante frisar que o bafômetro para celular não é certificado por órgãos reguladores, e se trata apenas de uma previsão. Sendo assim, é imprescindível a realização do teste do bafômetro original e certificado presente nas blitz de trânsito.

Leia também: Aplicativos para bloquear chamadas indesejadas

Este artigo foi interessante?

Aproveite a visita e confira conteúdos semelhantes aqui no Jornal Positivo.