Em 2022, um hóspede de um Airbnb detectou a presença de uma câmera escondida na residência onde ficou acomodado. O caso, portanto, despertou o alerta para a questão de privacidade e deixou as pessoas mais preocupadas a sua própria segurança.

E você, sabe como encontrar câmera escondidas nos ambientes que você frequenta? Não são todas as pessoas que têm essa perspicácia, na verdade. Falaremos sobre os perigos da presença desses itens em espaços públicos neste artigo. Então, continue lendo para saber.

Quais são os perigos de uma câmera escondida em espaços de acesso do público?

As câmeras escondidas presentes em determinados locais sem o consentimento e a consciência do público que os frequentam representam perigos reais para sua segurança e privacidade. Isso porque, apesar de apresentarem a premissa de que os dispositivos estão ali para proteger a propriedade e seus equipamentos, sabemos que as intenções podem não ser somente essas.

Os gestores dos estabelecimentos podem utilizar as imagens que as câmeras obtêm para os mais variados fins, e esses podem não ser corretos, sendo até mesmo ilegais. Isso porque, em diversas situações, os registros podem ser usados como forma de exposição e ameaça às pessoas que aparecem nas gravações.

Como encontrar uma câmera escondida?

Diante disso, é muito importante saber as formas como é possível identificar esses dispositivos. De maneira geral, é comum a instalação em abajures, lâmpadas, estantes, saboneteiras, rádios, entre outros espaços, de modo que os objetos fiquem imperceptíveis.

Por outro lado, felizmente, hoje em dia é possível contar com apps que existem justamente com o fim de contribuir para que os usuários a encontrem esses itens. Saiba mais a seguir!

Fing

A fim de de ajudar o usuário a detectar equipamentos de monitoramento, o Fing permite, ainda, que seja possível detectar outros dispositivos que utilizam a rede wi-fi daquele local.

Android | iOS

Detector de Câmera Oculta

Mais uma ferramenta que permitirá encontrar câmeras em lugares indevidos é o Detector de Câmera Oculta. Com interface intuitiva, sua utilização é bastante simples.

Android | iOS

Detector de Câmera Escondida

Como o próprio nome sugere, esta é mais uma excelente ferramenta para permitir que o usuário proteja sua privacidade e intimidade em locais como academias, banheiros públicos e hotéis, por exemplo.

Android | iOS

Leia também: Veja se a pessoa está mentindo com estes apps

Quer conferir mais dicas de aplicativos como estes? Então, siga acompanhando o Jornal Positivo!