Hoje em dia, muitos aplicativos prometem recuperar fotos apagadas do smartphone. No entanto, várias dessas ferramentas costumam falhar na restauração e acabam apenas ocupando espaços no celular.
Por isso, a melhor maneira de recuperar imagens excluídas do dispositivo é por meio das funcionalidades oferecidas pelos próprios aparelhos.
Atualmente, a maioria dos celulares conta com ferramentas acopladas para facilitar a recuperação de imagens e outros arquivos.
Quer saber como? Então, continue no texto e veja como recuperar fotos apagadas no Android e no iOS.
Como recuperar fotos apagadas e enviadas para a lixeira
Os arquivos excluídos no celular permanecem por um período de aproximadamente 60 dias na lixeira. Sendo assim, caso não tenha esvaziado essa seção, é possível recuperar esses documentos.
Em aparelhos do sistema Android, é necessário abrir a galeria do dispositivo, clicar no ícone de três pontos e ir até a lixeira do celular.
Com a lixeira aberta, basta selecionar uma ou mais imagens e tocar na opção “restaurar”. Com isso, o celular vai recuperar as fotos e enviar novamente para a pasta em que estava armazenada.
Outra maneira de recuperar imagens apagadas na lixeira do Android é por meio do Google Fotos. Desse modo, é preciso abrir o app, acessar a biblioteca, clicar na lixeira, escolher as fotos e restaurá-las.
Em dispositivos iOS, o processo é semelhante. Portanto, basta abrir o aplicativo de fotos do celular, ir em “Álbuns” e tocar em “Apagados”. Entretanto, diferente de aparelhos Android, é necessário digitar a senha da Apple no dispositivo.
Assim, o aplicativo apresentará as fotos excluídas, permitindo a restauração. Para isso, é preciso selecionar as imagens e clicar em “Recuperar”.
Recuperar fotos apagadas permanentemente
Dá para recuperar as fotos removidas da lixeiras? Sim, por meio de backups. Entretanto, a restauração precisa ser realizada em pouco tempo depois da exclusão das imagens.
Caso contrário, a memória do celular pode preencher o espaço com outros documentos, removidos após a eliminação das fotos.
No Android, portanto, é necessário restaurar algum backup do Google Fotos. Sendo assim, é preciso conferir se o aplicativo está sincronizado na conta do Google. Se estiver, basta abrir a seção “Fotos” e verificar se as imagens antigas ainda estão armazenadas e, em seguida, recuperá-las.
Já no iPhone, a restauração pode ser feita pelo iCloud. Assim, é necessário iniciar o aplicativo, entrar com o ID da Apple, ir em “Fotos” e pesquisar as imagens. O próximo passo é simples: basta ver se há fotos no arquivo e recuperá-las por meio do download.
Por que restaurar fotos excluídas?
Como se viu, é possível restaurar fotos apagadas no celular. Esse processo pode ser realizado em casos de arrependimento pela remoção das imagens ou mesmo em situações em que elas foram excluídas sem querer.
As fotos representam momentos importantes da vida. Elas dizem respeito a imagens, lugares e pessoas. Sobretudo, aquelas mais importantes do nosso convívio. Por esse motivo, é bom manter elas armazenadas no celular.
Leia também: Aplicativo para apagar fotos duplicadas do celular.
Este artigo foi útil? Então, o que acha de conferir mais novidades no Jornal Positivo?