Você sabe o quanto um ventilador gasta de energia? Acontece que muitas pessoas não sabem quais são os vilões do consumo na conta de energia. E com isso, não conseguem ter uma economia doméstica efetiva.
Existem vários aparelhos que gastam bastante e outros que não consomem quase nada de energia.
Por isso, é importante saber disso para fazer uma economia inteligente.
Leia o artigo até o fim para colocar as dicas em prática na sua casa.
Saiba quanto um ventilador gasta de energia
Os ventiladores são vendidos como grandes aliados na hora de enfrentar o calor. Muita gente acaba apostando nesse eletrodoméstico como uma alternativa ao ar-condicionado. Principalmente por pensar que eles gastam muito menos.
Para entender o quanto o seu aparelho gasta por mês você precisa fazer uma conta bem simples. Todo eletrodoméstico tem uma ficha técnica e é nela que você vai encontrar quanto ele tem de potência.
Por exemplo, um ventilador de teto tem em média uma potência de 75W. Você precisa multiplicar esse dado pelo número de horas que ele fica ligado. No caso de 4 horas, o resultado seria 300W.
Entenda quanto um ventilador gasta de energia por mês
Agora que você já calculou o gasto diário é preciso calcular o gasto mensal. O valor diário deve ser divido por 1.000, para ser convertido em KWh (quilowatts hora). No nosso exemplo seria 0,3 KWh.
Portanto, um ventilador de teto teria um gasto mensal aproximado de 9 KWh. Aí você deve pegar uma conta de energia em casa e ver qual o valor cobrado por KWh e multiplicar.
Em seguida você terá em mãos qual o seu gasto real com esse aparelho e poderá economizar ainda mais, principalmente durante as bandeiras tarifárias mais caras.
Qual modelo de ventilador gasta mais de energia?
As pessoas têm essa curiosidade de qual ventilador gasta mais, porém fique tranquilo. Os ventiladores não têm um gasto considerado excessivo. A maioria dos modelos gasta bem pouco.
Os aparelhos que mais gastam são os ventiladores de teto. Principalmente por serem modelos considerados mais potentes. Existem marcas que fabricam até com 250W.
Você vai encontrar ventiladores de coluna ou de mesa com potência que vai de 40W a 100W. É um consumo muito baixo se comparado a outros aparelhos elétricos.
Ar-condicionado continua sendo um dos vilões
Os aparelhos de ar-condicionado continuam sendo os vilões na conta de energia. Os mais antigos consomem ainda mais energia. Atualmente nós podemos encontrar os aparelhos com a tecnologia “inverter” e isso pode gerar uma certa economia.
Se você fizer uma análise básica os aparelhos de ar-condicionado mais econômicos do mercado contam com uma potência de 1.000W, ou seja, quase 14 vezes mais potentes que um ventilador de teto.
É fundamental fazer essas análises no momento de economizar na sua conta ou de comprar um novo aparelho. Muitas pessoas acabam se assustando com a 1ª conta de energia depois do “ar”.
Dica boa é reduzir o tempo de utilização do aparelho
Aqui no Brasil as contas são calculadas pelo tempo em que os aparelhos permanecem ligados, portanto o negócio é mantê-los ligados somente pelo tempo necessário.
Essa é a dica infalível. E você com certeza vai sentir uma diminuição gigante na sua conta!
Leia mais: Carregue seu celular com energia solar!
Continue acessando o Jornal Positivo e fique ainda mais conectado nas principais novidades!