Dependentes de substâncias como a nicotina, que possuem propriedades psicoativas e causam alterações no sistema nervoso central, podem buscar o tratamento para parar de fumar oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Afinal, ainda que alguns consideram o cigarro como uma atividade de relaxamento e distração, é preciso lembrar que estudos e pesquisas mostram os inúmeros malefícios causados pelo constante ato de fumar.

Por isso, o SUS lançou o Programa Nacional de Controle de Tabagismo que pode ser a melhor escolha. Veja como participar.

Como é feito o tratamento para parar de fumar pelo SUS

Desde o ano de 2004, o chamado Programa Nacional de Controle de Tabagismo é responsável por auxiliar muitas pessoas a abandonarem o vício.

Isso porque, esse tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS e pode ser encontrado em diversas unidades básicas de saúde e hospitais brasileiros.

Assim, conforme as diretrizes desse tratamento são organizadas de acordo com o nível do vício de cada pessoa, ou seja, as instruções são diferentes. Afinal, o que serve para uma pessoa, pode não ser útil para a outra.

Desta forma, se o seu desejo é acabar de vez com os danos do tabaco ou conhece ainda alguém que queira parar de fumar, saiba que existe essa opção fundamental para apoiar essa decisão com todo o apoio necessário.

Afinal, até chegar lá, os pacientes participam de encontros, reuniões e acompanhamentos oferecidos de forma gratuita pelo SUS. Tudo será mais fácil do que o imaginado.

Condições para começar o tratamento

  • Decidir que deseja realmente parar de fumar;
  • Procurar uma unidade básica de saúde (UBS), a secretária municipal de saúde, o Cpas ou a unidade física responsável pelo programa em seu município;
  • Apresentar um documento de identificação original com foto e o cartão nacional de saúde;
  • Responder corretamente os dados solicitados na ficha de inscrição do programa.

Como parar de fumar

  • Busque enxergar a vida de forma diferente e transformar os pontos negativos em positivos sempre;
  • Anote todos os malefícios e prejuízos que você considera consequências do hábito de fumar;
  • Beba o máximo de água possível, pois esse consumo de líquido deixa o organismo sempre melhor – uma dica é tomar um copo de água sempre que surgir a vontade de acender um cigarro;
  • Separe sempre algumas porções de alimentos para sempre estarem por perto e então, quando pensar em fumar, coma o que reservou – vale a pena investir em opções menos calóricas, como cortes de cenoura e pepino, por exemplo;
  • Opte por chicletes: pode parecer mito, mas não é! As chamadas gomas de mascar podem ser potentes aliadas para o combate ao vício;
  • Pratique atividade física: os benefícios dos exercícios físicos são infinitos e existem também para aqueles que sonham em abandonar o vício do cigarro, portanto, inclua sua atividade favorita na sua lista de tarefas;
  • Evite ficar próximo aos outros fumantes: sabe quando os mais velhos dizem que é possível definir uma pessoa ao observar as suas companhias, então, isso é possível sim, ou seja, a melhor saída para quem quer deixar o cigarro é se afastar de pessoas que também fumam;
  • Invista em atividades terapêuticas: encontrar alternativas de descontração para ocupar o tempo e a mente é uma dica valiosa. Nessa opção, vale desde cursos, oficinas, sessões de massagem até pinturas, cultivo de plantas e trabalhos voluntários.
  • Calcule o seu orçamento: quando o assunto é encontrar alternativas para economizar, a maioria das pessoas se esforça ao máximo para ter sucesso. Com o uso frequente dos cigarros e o dinheiro desembolsado para comprá-los, muito dinheiro também vai embora e talvez você nem tenha percebido. Faça os cálculos e anote quanto pode economizar sem fumar!

Pronto! Agora que todas as informações sobre o programa para parar de fumar oferecido pelo SUS foram compartilhadas e também as melhores dicas para largar esse vício, ficou muito fácil construir uma nova história para a sua vida. Acredite no seu potencial e redescubra o prazer de viver!