A carteira de identidade digital é um documento oficial de validade nacional que reúne diversos documentos como o título de eleitor, CPF, certidão de nascimento e diversos outros documentos em apenas um lugar.
É possível utilizar toda a praticidade oferecida no documento digital através do aplicativo O app está disponível para download na Play Store (Android) e App Store (iOS). Continue lendo e descubra como funciona.
Como emitir a carteira de identidade digital
A digitalização dos serviços e produtos já é uma realidade em todo o território nacional brasileiro, o que também vem ocorrendo com o governo federal, que desenvolveu um app para centralizar todos os documentos principais dos cidadãos.
O que é a identidade digital
Como já foi citado acima, a DNI (Documento Nacional de Identificação), ou identidade digital, como também é conhecida, é um documento que reúne diversos documentos:
- Certidão de nascimento,
- título de eleitor,
- CPF e
- diversos outros documentos em um só aplicativo.
Para utilizar a plataforma de forma segura, cada usuário possui um QR Code na sua conta que passa por autenticação desses documentos e evita fraudes no sistema.
A identidade digital ainda não substitui todos os documentos pessoais, uma vez que algumas instituições ainda exigem a apresentação do documento físico, de forma separada.
Porém, a ferramenta vem se popularizando cada vez mais entre os brasileiros, haja vista toda a facilidade e praticidade que oferece aos usuários, sem a necessidade de carregar inúmeros documentos para todos os lugares.
Como funciona a identidade digital
Para ter acesso ao documento de forma digital, preciso seguir um passo a passo bem simples.
Primeiro, faça o download do app diretamente na Play Store (Android) e App Store (iOS). Em seguida, realize o cadastro através de um leitor biométrico disponibilizado pelo aplicativo ou através de uma senha contendo 6 dígitos.
Depois que finalizar o preenchimento do cadastro, o sistema vai informar um posto de atendimento que esteja mais próximo da região onde você mora para coletar os dados de biometria e a foto, se ainda não tiver sido feito em nenhum momento anterior ou for o primeiro documento emitido, por exemplo.
Assim, com todo esse procedimento realizado, é só aguardar a criação de um novo número que será gerado, contendo 9 dígitos, que é o DNI.
Quem pode utilizar
Todos os cidadãos que possuem a cédula de identidade impressa em papel podem realizar o cadastro na plataforma.
Em março deste ano, a nova identidade digital passou a ser disponibilizada em diversas regiões do país, no entanto, ainda não conseguiu chegar a todas.
Vale lembrar que, antes de fazer a emissão do documento digital, é necessário verificar se o mesmo já está disponível na sua região e se a sua identidade conta com o QR impresso.
Caso o seu estado já disponibilize esse tipo de emissão, o cidadão deverá:
- primeiramente realizar o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral
- depois realizar o download do aplicativo no seu celular e
- realizar um pré cadastro para a solicitação da identidade digital.
Feito isso, é hora de comparecer a um posto de atendimento que será indicado pelo próprio aplicativo para:
- Validar todos os seus dados biométricos por meio de uma análise digital;
- Cadastrar algumas fotos do solicitante do documento.
Assim, após a confirmação de todos esses documentos, o cidadão já poderá emitir o documento digital através do celular.